Manutenção diária
- Deve se verificar diariamente a temperatura, a pressão, a velocidade do sistema de água de resfriamento e certificar que os instrumentos e a água estejam totalmente limpos.
- Deve se verificar as rotas de tubulações, que incluem os tubos de resfriamento, tubos de refrigeração projetados para evacuação e secagem, tubos hidráulicos e certificar que não existe nenhum vazamento na tubulação de circulação de convecção.
- Sistema de controle: os fusíveis, protetores térmicos, relés, contatores e sensores devem ser da melhor qualidade, com alta funcionalidade, sensíveis e confiáveis.
- Deve se verificar as leituras do manômetro do sistema de refrigeração, determinar se o nível de óleo está no nível certo, e se as cores e o brilho do óleo de lubrificação de refrigeração estão certos. Caso seja necessário, coloque mais óleo seguindo as instruções.
- Deve se verificar o nível de óleo da bomba de vácuo, a cor e o brilho do óleo, o volume de ruído durante a execução do equipamento e verificar as leituras do medidor de vácuo sob a atmosfera. Caso seja necessário, siga corretamente as instruções.
- Caixa de refrigeração: certifique que a vedação esteja correta e limpa, bem como a capacidade de armazenamento da placa durante a subida e a descida.
- Sistema de circulação de óleo por condução de calor: fique atento a pressão do óleo de condução de calor quando a bomba de circulação estiver em funcionamento. Fique atento a superfície e a cor do óleo do recipiente de expansão e a cor do gel de sílica no secador.
- Válvulas: Deve se verificar a flexibilidade de todas as válvulas pneumáticas durante a abertura e fechamento, caso esteja com problemas, deve-se conserta-lo. Deve se verificar a precisão da válvula borboleta a vácuo e a eficácia de todas as válvulas solenoides.
Manutenção do sistema de refrigeração
- Deve se verificar todas as válvulas de corte (válvula de sucção do compressor, válvula de exaustão, válvula de abastecimento de líquido, válvulas manuais, etc.), tenha certeza que todas as válvulas estão corretamente abertas e as leituras estejam normais.
- Deve se verificar o funcionamento do compressor quando a máquina for ligada, verifique o equilíbrio da alimentação trifásica em caso de anormalidades.
- Deve se verificar o tubo de refrigeração para ver se há alguma vibração que não seja normal, caso esteja fazendo alguma vibração anormal, deve-se usar as medidas de fixação correspondentes.
- Deve se verificar todos os parâmetros de operação, caso apareça qualquer tipo de problema durante as operações, deve-se resolver os problemas o mais rápido possível.
- Deve se verificar anualmente se o óleo do compressor e do refrigerador estão limpos.
- Deve se limpar com frequência os condensadores de água.
Manutenção do sistema de vácuo
- Sempre verifique se o nível de óleo da bomba de vácuo está com aproximadamente 1/2 do nível do vidro, antes da bomba de vácuo ser ligada. Se não estiver com ½, coloque mais óleo.
- Certifique que a caixa de trás está seca, antes da bomba de vácuo ser ligada. Caso contenha água, a temperatura do condensador deve ser diminuída para menos de -45 ℃.
- Certifique que o vácuo final seja alcançado em um tempo normal, fique atento há qualquer ruído durante o funcionamento da bomba de vácuo, certifique que não exista nenhum afrouxamento na conexão entre a bomba de óleo a vácuo e o cabeçote da bomba. Caso haja problemas, o mesmo deve ser corrigido imediatamente.
- Deve-se ligar a válvula da bomba de vácuo semanalmente e deixe funcionar por cerca de 2 horas para ter certeza de que a bomba não esteja com vazamento ou ruídos. Caso haja problemas, o mesmo deve ser corrigido imediatamente.
- O óleo da bomba de vácuo precisa ser trocado regularmente, o óleo da bomba de vácuo prescrito deve ser usado, caso contrário, o desempenho da bomba será reduzido ou até mesmo danificado.
Manutenção da bomba de circulação
- Deve-se verificar a direção de funcionamento da bomba de circulação antes de ligá-la
- Verifique o nível do balde de contrapeso, a pressão da bomba circulante, a temperatura do óleo de transferência de calor e demais parâmetros. Caso haja problemas, o mesmo deve ser corrigido o mais rápido possível.
- Há cada 5 anos, deve-se trocar o óleo de transferência de calor de silicone.
Manutenção do sistema circulante
- Há cada 6 meses, deve-se verificar o sistema de circuito.
- Após o corte da eletricidade, abra a tampa e use uma chave de fenda para verificar e apertar os parafusos da caixa de controle elétrico.
- Certifique que a linha de energia interna esteja correta e funcionamento perfeitamente e retire ou troque a linha de energia caso não esteja funcionamento corretamente.