Os alimentos liofilizados possuem diversas características positivas, eles possuem maior prazo de validade, são mais fáceis de serem transportados para longa distância e podem ser armazenados por mais tempo, bem como outras vantagens.
- Consegue manter o alimento fresco e seus nutrientes intactos. Ao serem processados em baixa temperatura e baixa pressão, a decomposição ou oxidação de alguns componentes dos alimentos podem ser interrompidas. Graças a este processo, consegue-se impedir o crescimento microbiano, o qual mantem a frescura e a nutrição dos alimentos.
- A comida liofilizada não tem a sua forma, cor e sabores alterados. Durante o processo de sublimação, a água é removida da superfície aos poucos até o centro do alimento. Mesmo com esse procedimento, consegue-se preservar os pigmentos e aromas naturais. Após o alimento ser reidratado, o seu sabor será quase idêntico ao original.
- Excelente reidratação. Durante o processo de sublimação, os microporos tipo esponja são formados nos locais onde os cristais de gelo se formaram anteriormente. Com isso, ao imergir os alimentos liofilizados na água, os alimentos são reidratados perfeitamente e continuam como frescos.
- É fácil de comer esses alimentos, pois eles foram lavados e cortados anteriormente, é rápido e fácil de reidratar os alimentos e muito fácil de cozinha-los.
A liofilização pode ser feita em quase todos os alimentos que contêm água. Porém, os alimentos com alto teor de açúcar, alto teor de coloides ou baixo ponto eutético, é mais difícil de efetuar a liofilização (secagem a frio).
Abaixo estão alguns dos alimentos que podem ser liofilizados
- Legumes: cebolinha, cenoura, alho, cebola, gengibre, pimenta, inhame, espinafre, couve-flor, feijão verde e cogumelos.
- Frutas: Maçãs, pêssegos, peras, damascos, tâmaras vermelhas, morangos, bananas, abacaxis e melão.
- Carne: Carne de vaca, carneiro, porco, frango, carne de cobra e tartaruga de casca mole.
- Frutos do mar: filés, camarões, carne de caranguejo, sépia picado e peixe branco.
- Alimentos de conveniência: temperos de macarrão instantâneo, macarrão ou sopa de carne, almôndegas, sopas e alimentos para animais de estimação.
- Bebidas instantâneas: café, leite, leite de soja, suco de frutas e geleia real.
- Aromatizantes: todos os tipos de especiarias.
- Medicina: chifre de pilose, sangue de veado, minhoca, escorpião, raiz de gengibre, dangshen, angélica, ruibarbo chinês, etc.
- Tecidos biológicos: sangue, bactérias, artérias, ossos, pele, córnea, tecido nervoso e diversos órgãos secados por tecnologia de liofilização a vácuo podem ser regenerados após o fornecimento de água, mesmo que tenha sido preservado por um longo tempo, as propriedades físicas estarão intactas.
- Outros: Excelentes efeitos podem ser observados na fabricação de cerâmica aeroespacial com isolamento térmico, preservação de produtos de madeira e seda em arqueologia, preparação de amostras, preparação de materiais especiais e diversas outras finalidades.